terça-feira, 17 de maio de 2011

"Passe Livre"

Estudantes do RN repudiam mercantilização da meia passagem



Mobilização demonstra o fortalecimento do movimento estudantil potiguar. 
 
Os estudantes da Escola Estadual Floriano Cavalcante de Natal (RN) realizaram, na última sexta-feira (13), uma Assembléia Geral e aprovaram uma moção de apoio à Identidade Estudantil Eletrônica. Na última semana, o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) inabilitou a UNE e a UBES para o sistema de meia passagem intermunicipal, mesmo sendo as duas entidades as únicas citadas pelo decreto que garante o direito. Ambas entraram com pedido de reconsideração, cuja decisão será publicada na próxima semana.

Para o Vice-Presidente da UMES (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) Pedro Henrique, não há motivo para as entidades estarem inabilitadas. “Mais de 60 mil estudantes já adquiriram a Identidade Estudantil Eletrônica da UNE e da UBES, entre carteiras gratuitas e pagas a R$ 4,40. Nós unificamos todos os direitos em um só cartão, gerando economia e praticidade. Isso revoltou aqueles que ganham dinheiro todos os anos com um direito que não foram eles que conquistaram. O recurso da carteira de estudante precisa retornar aos estudantes, organizando-os em grêmios estudantis e defendendo nossos direitos.”

           Para Monique, estudante do FLOCA, os estudantes deram uma grande demonstração de que repudiam as empresas de carteiras estudantis. “Defendemos e aprovamos, consensualmente, uma nota que expressa a importância de nós estarmos organizados para fortalecer o movimento estudantil. A presença de vários presidentes de grêmios, diretores da UMES e da UBES aqui ao longo dos últimos meses é a grande demonstração de que o movimento secundarista voltou a ficar forte em Natal”.

          Eduardo Silvestre, Diretor de Esportes da UMES, avaliou que o Grêmio Estudantil Paulo Freire será muito bem-vindo às plenárias e atividades da UMES e da UBES. “Hoje os estudantes da Escola Estadual Floriano Cavalcante engrossam o coro que reivindica 10% doPIB pra educação, que defende o movimento estudantil legítimo eque vai conquistar o fortalecimento da meia-entrada. Estamos todos muito orgulhosos, é um dia muito importante para nós”, finalizou.

       Pedro Henrique afirmou que ao longo da próxima semana diversas escolas estarão aprovando nota em apoio à Identidade Estudantil Eletrônica para apresentar a opinião dos estudantes sobre a questão e não daqueles que comercializam a carteira de estudante.

Leiam abaixo a nota dos estudantes do FLOCA.

"NOTA DOS ESTUDANTES DO FLOCA

Em março deste ano, a UBES assinou um convênio que garante a todo estudante da rede pública municipal, estadual e federal de Natal,g ratuitamente, a Identidade Estudantil Eletrônica. É uma inovação por permitir que em um único cartão nós tenhamos acesso aos direitos à meia-entrada e ao meio passe estudantil.

Na última semana, o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) inabilitou a UBES e a UNE no credenciamento para o direito à meia passagem intermunicipal. Mesmo o decreto estadual da meia passagem intermunicipal estabelecendo que essas duas são as únicas entidades estudantis responsáveis pelo acompanhamento e controle desse direito no RN. Aliás, não fossem as passeatas mobilizadas pela rede de entidades organizadas na UBES e na UNE, até hoje a meia intermunicipal seria apenas um sonho dos estudantes potiguares.

Empresários de carteiras estudantis do RN aproveitaram a oportunidade para, ao invés de defender os 50 mil estudantes prejudicados com a decisão do DER, tripudiar e atacar a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Repudiamos o comportamento daqueles que durante anos lucraram com o nosso direito à meia-entrada, mercantilizando a carteira de estudante e enfraquecendo o movimento estudantil.

Em Assembléia Geral de Estudantes, neste dia 13 de maio de 2011, nós, estudantes da Escola Estadual Floriano Cavalcante, expressamos nosso apoio à moralização da meia-entrada em Natal através da Identidade Estudantil Eletrônica e nossa disposição parafortalecer e contribuir para que cada vez mais a meia-entrada seja respeitada no Rio Grande do Norte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!