segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

"Ocupe Brasília(UNE, UBES, ANPG) pelos 10% do PIB para Educação e Estatuto da Juventude"

UNE/UBES/ANPG Convocam acampamento na Esplanada

Mobilizados na próxima semana, estudantes exigem a aprovação do Plano Nacional de Educação ainda este ano, com a garantia de 10% do PIB investidos no ensino público do país; acampamento deverá reunir mais de 300 jovens de todo o Brasil
O ano de 2011 foi marcado por uma série de mobilizações sociais protagonizadas por jovens em todo o mundo, da Espanha ao Chile, do Egito à Grécia, de Nova York a todos os lugares. Os movimentos de ocupação pelo planeta reúnem diversas pautas, desde a luta pela liberdade aos protestos contra o sistema financeiro e à corrupção, gritos por democracia e contra os pacotes de austeridade e retiradas de direitos, passando pela defesa da educação pública e de qualidade para todos.
Neste contexto, buscando uma mobilização nacional, a União Nacional dos Estudantes convida todos os jovens do país para o #OcupeBrasília. Trata-se de um acampamento na Esplanada dos Ministérios, na próxima semana (entre os dias 5 e 12), para exigir a aprovação, ainda este ano, do Plano Nacional de Educação (PNE) com a garantia de 10% do PIB do país investidos nesse setor.
O acampamento acontecerá em um momento de decisões importantes do Congresso Nacional. A votação do PNE e também do Estatuto da Juventude estão entre as pautas centrais do #OcupeBrasília, assim como 50% do Fundo Social do Pré-sal investidos no ensino público e vinculados também ao desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, a UNE pede a regulamentação da meia-entrada para estudantes em todos os eventos, incluindo a Copa de 2014.

“O acampamento é uma forma de pressionar as autoridades para dar a atenção necessária à educação e aos temas da juventude. Enquanto houver a imensa defasagem na qualidade da educação pública do país, professores mal pagos, infraestrutura precária e outros desafios não resolveremos problemas históricos do Brasil. Essa é uma oportunidade única”, explica a o presidente da entidade, Daniel Iliescu.

PNE entenda o debate

O futuro da educação pública no país passa, atualmente, por 20 metas de um plano nacional que está tramitando no Congresso, o Plano Nacional de Educação (PNE), que deveria ser votado esse ano, mas cuja apresentação final já foi adiada diversas vezes. Trata-se de um conjunto de ações que o governo federal, estados e municípios deverão realizar nesse setor até o ano de 2020.
O objetivo do PNE foi transformar em políticas públicas os resultados da última Conferência Nacional da Educação (Conae), um processo que reuniu milhares de professores, especialistas, entidades ligadas à juventude e outros representantes da sociedade civil.
A questão de maior polêmica do PNE está na sua meta de número 20, que determina a ampliação nos investimentos públicos em educação de 5% para 7% do PIB brasileiro. Grande parte da sociedade e da classe política, no entanto, entende que o aumento é insuficiente, e que a educação pública brasileira precisa de, pelo menos, 10% do PIB investidos para começar o salto de acesso e qualidade tão esperado.
Leia aqui matéria sobre o PNE.
Leia aqui o plano original na íntegra.

Estatuto da Juventude

O Estatuto da Juventude é uma declaração de direitos e deveres dos jovens, acrescida de uma estrutura jurídica mínima que permita a eles discutir, formular, executar e avaliar as políticas públicas de juventude. Em outras palavras, é um instrumento jurídico-político para promover os direitos da juventude, reconhecendo que os jovens, entre 15 e 29 anos, são atores sociais estratégicos para a transformação e melhoria do Brasil.
A aprovação do Estatuto na Câmara dos Deputados, no último dia 05/11, foi, sem dúvida, a maior conquista do século para a juventude e um marco na história brasileira. O projeto agora tramita no Senado Federal e o acampamento em Brasília será um grande mecanismo da UNE para acelerar o processo.
Da Redação

"39º Congresso da UBES: Durante ato Haddad apoia luta por mais vagas no Ensino Técnico"

Durante ato Haddad apoia luta por mais vagas no Ensino Técnico

Ministro da educação falou aos 3 mil secundaristas presentes no Congresso da UBES e leu carta da presidenta Dilma Rousseff

O ministro da Educação Fernando Haddad participou do 39º Congresso da UBES no último sábado (3). Ele foi convidado de um ato político com o tema: “Todos juntos por uma educação do tamanho do Brasil”, onde ouviu as reivindicações dos estudantes.
Compondo a mesa estavam presentes os presidentes das entidades estudantis UBES, UNE e ANPG, Yann Evanovick, Daniel Iliescu e Elizangela Lizardo, respectivamente, além da Secretária Nacional de Juventude Severine Macedo, do presidente do Conselho Nacional de Juventude Gabriel Medina e do presidente do PcdoB, Renato Rabelo.
A ampliação da rede pública de ensino técnico e profissional foi uma dos temas em foco. “Esse é um dos maiores processos de mobilização da juventude do país e o nosso papel é descobrir como o Brasil precisa para avançar. Para isso, nós queremos 3 milhões de vagas públicas no ensino técnico ”, enfatizou o presidente da UBES, Yann Evanovick.
O ministro demonstrou apoio ao pedido dos estudantes, assim como a presidenta Dilma Rousseff, que enviou uma carta ao Congresso, lida por Haddad. No texto, ela destaca a ampliação de vagas para o ensino técnico por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“Convido todos vocês, jovens estudantes que estão comemorando neste evento os 30 anos de reconstrução da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a se engajar nesta luta. Garantir educação de qualidade é fundamental em nossa tarefa de construir um país com oportunidades para todas as brasileiras e brasileiros. Um Brasil justo e desenvolvido do qual todos nos orgulhamos”, escreveu a presidenta.
Fernando Haddad relembrou as cartas de reivindicação entregues pela UNE e UBES ao ex-presidente Lula, no início de cada um de seus dois mandatos, e fez um balanço das ações do governo na área da educação. “Pelo menos 80% dos pontos apresentados nós atendemos. Já a carta que vocês entregaram agora à presidenta Dilma é muito mais ambiciosa, essa pauta é um sinal de que vocês conquistaram muito, isso é fruto da luta do movimento estudantil”, parabenizou o ministro.

#OcupeBrasília

O presidente da UBES destacou que este é um momento importante para a educação brasileira e convocou os estudantes para uma grande mobilização durante a próxima semana para pressionar a classe política pela aprovação da Lei da Meia Entrada e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). “Estamos recrutando jovens para ocupar o Congresso Nacional pelos 10% dos recursos do PIB para a Educação e pela aprovação da Lei da Meia Entrada”. De acordo com Yann, mais de 300 estudantes sairão do Conubes diretamente para o ato, chamado de #OcupeBrasília.
Renato Rabelo, presidente do PCdoB, encorajou os estudantes a participarem do acampamento, ressaltando o papel da juventude como agente mobilizador e transformador. “A UNE e a UBES têm uma característica que não é comum na América Latina e até fora dela, que é o fato de serem entidades únicas de estudantes, sem divisões de correntes ou formação de outras entidades. Isso tem um grande impacto na mobilização, é muito importante”. disse.

PNE e 10% do PIB para educação

Sobre a principal bandeira de luta nacional do movimento estudantil, a destinação de 10% do PIB para a educação, o presidente da UNE, Daniel Iliescu e a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Elizangela Lizardo, criticaram o modelo de desenvolvimento do país, ressaltando a importância de destinar maiores investimentos para a educação. “A principal política de quem quer mudar o Brasil de verdade tem que ser o acesso à educação”, explicou Daniel.
O ministro afirmou acreditar em um consenso parlamentar para aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a destinação de recursos para o setor em torno de 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Para Haddad, “o país evoluiu muito no que diz respeito aos investimentos destinados ao setor, nos últimos oito anos, mas o ritmo de evolução será determinado pelo Congresso Nacional”. 
Camila Hungria

"39º Congresso da UBES: Manuela Braga é a Nova Presidenta da UBES"

Manuela Braga é a Nova Presidenta da UBES

Considerado o mais importante encontro do movimento estudantil brasileiro, ao lado do Congresso da UNE, 39º CONUBES reuniu cinco mil jovens em São Paulo

          Terminou neste domingo (4/12) o 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que reuniu em São Paulo cerca de cinco mil estudantes do ensino fundamental, médio, profissionalizante e pré-vestibular de todos os estados do país. Os encontro começou na quinta-feira e os dois primeiros dias ocorreram no Expo Center Norte. Já a plenária final foi realizada no ginásio do Colégio Salesiano Santa Teresinha. Os jovens elegeram, como nova presidenta, a estudante pernambucana Manuela Braga, de 19 anos, aluna do curso técnico de Saneamento Ambiental no Instituto Federal de Ensino de Educacao, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE).
          Manuela, que vive no Recife e cujos pais vieram do interior do nordeste, terá agora o desafio de percorrer as escolas de todo o país, conhecendo os problemas de cada grêmio e debatendo soluções para a educação brasileira. Torcedora do Sport Club Recife, fã de música brasileira e literatura, ela já havia sido presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Recife (UMES) e líder do grêmio de sua escola técnica. (Leia mais abaixo o perfil completo da nova presidente da UBES)
          Participaram da votação 1,.561 delegados, estudantes escolhidos em eleições realizadas em escolas de todo o país. A chapa que elegeu Manuela, “Movimento estudantil unificado pelas mudanças do Brasil”, teve 1.288 votos, correspondendo a 82,5% do total. O outro candidato à presidente da UBES foi Gladson Reis, de Belo Horizonte, representando a chapa “Rebele-se: A UBES é para lutar”, que teve 273 votos, 17,5% do total.
          Considerado o mais importante encontro do movimento estudantil brasileiro, ao lado do Congresso da UNE, o Congresso da UBES definiu os rumos do movimento estudantil secundarista para os próximos dois anos. Com o tema “Todos juntos por uma educação do tamanho do Brasil”, o encontro serviu também para convocar a manifestação #OcupeBrasília, um acampamento dos jovens na Esplanada dos Ministérios, a partir dessa segunda-feira (5), em defesa da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) com 10% do PIB investidos nesse setor.

Macabéa às avessas do nordeste para os holofotes

          A estudante Manuela Braga, de 19 anos, aluna do Instituto Federal de Ensino Técnico de Pernambuco (IF-PE), diz que sempre esteve entre as mais estudiosas na escola: “Não consigo não estudar”, revela, rejeitando porém o rótulo de nerd ou cabeçuda. A partir de agora, terá de conciliar as aulas, livros e provas do curso de Saneamento Ambiental com a grandiosa missão de representar todos os milhões de estudantes brasileiros do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular como nova presidenta da sexagenária União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
          Ao que parece, não será fácil. Nos bastidores do Congresso que a elegeu, visivelmente emocionada, deixa escapar que está com a cabeça, também, nas aulas de biotecnologia. Na verdade, facilidade não é a regra na história de vida dessa jovem nordestina, cuja mãe veio da pequena Nazaré, no interior do Piauí, e o pai de Vicência, no sertão pernambucano. Os dois se mudaram para o Recife nos anos 80, ela como babá e ele como vendedor de marmitas. Hoje, observam o progresso da filha, entre os livros e a militância. Participante da União da Juventude Socialista (UJS), antes de se tornar presidenta da UBES, ela presidiu também a União Metropolitana de Estudantes Secundaristas do Recife e foi líder do grêmio de sua escola técnica.
          Comunicativa e animada, torcedora do Sport Clube Recife, fã de forró, MPB e até funk carioca, guarda carinho também pelo teatro e pelo cinema. Na literatura, seu livro favorito é “A Hora da Estrela”, cânone de Clarice Lispector. Curiosamente, o romance conta a vida de outra jovem nordestina, Macabéa, com origens familiares pobres nos rincões do Brasil. No entanto, ao contrário da personagem lispectoriana, cuja triste trajetória é marcada pela exclusão social, pela opressão e o esquecimento no sudeste, Manuela ganha o centro das atenções no debate público do país, tendo muito a falar e disposta a mudar a realidade:
“Sempre me incomodei em conhecer estudantes pobres que não assistiam aula por não ter dinheiro para o transporte, sempre me incomodei em conhecer alunos do turno da noite que não possuíam dinheiro para a alimentação. Essa ainda é a realidade de muitos, não somente no nordeste, mas em todo o país”, afirma. Como principais objetivos de sua gestão Manuela elenca a ampliação do ensino técnico e de projetos como o Pronatec, a reforma do ensino médio aliando a educação propedêutica à aprendizagem profisisonal, o aumento de investimentos na escola pública, a conquista federal da meia-entrada e do passe-livre para estudantes de todos os estados e o fortalecimento das políticas públicas para a juventude no país.
          Além disso, espera ver o movimento estudantil secundarista ainda mais antenado com outras pautas como o meio ambiente, assunto que gosta e domina, e o preconceito contra as mulheres. “Conheço muitas meninas, dentro das escolas desse país, que têm sonhos, inteligência e muita capacidade de participar dos grêmios, da UBES, mas sofrem preconceitos e repressão de todos os tipos. São mal vistas pelos colegas, pela família, pela sociedade que não compreende uma mulher nova e livre, com participação política, poder e voz. Isso precisa mudar”, enfatiza, em um tom que soa como um convite a todas as potenciais jovens Macabéas do Brasil a se tornarem protagonistas na mudança do roteiro de suas vidas e da nação.
Veja no Flickr mais fotos da nova presidente da UBES, a pernambucana Manuela Braga
Artênius Daniel e Rafael Minoro