quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Fórum de Educação Profissional e Tecnologia de Brasília e entorno"

Fórum de Educação Profissional e Tecnologia de Brasília  e entorno



"2ª Conferência de Juventude do DF - UBES-DF"


2ª Conferência de Juventude do DF - UBES-DF


Jovens do Distrito Federal estão na contagem regressiva para o evento que promete reunir milhares na construção de políticas públicas de juventude

Chegou a hora! Jovens de todo o Distrito Federal estarão reunidos na 2ª Conferência de Juventude do DF nos dias 4 e 5 de novembro. A Secretaria da Juventude do GDF, em parceria com a UnB e a Petrobrás, espera reunir milhares de jovens para discussão de políticas públicas de juventude. Na programação da Conferência, além das discussões, os jovens participarão de atividades culturais, oficinas e shows. O evento é gratuito e vai acontecer no Centro Comunitário da UnB, na L4 Norte, a partir das 9h.

Entre os temas que serão discutidos na Conferência estão: educação, cultura, esporte, trabalho, saúde, transporte, moradia, direito à cidade e ao território, meio ambiente, vida segura, ensino superior e profissionalizante, democracia e participação. Além dos debates, os jovens também poderão participar de oficinas com especialistas na temática, grupos de trabalho e atividades culturais como pista de skate e shows com artistas e bandas locais e nacionais. Na Conferência de Juventude do DF também serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional.


A CONFERÊNCIA

O lançamento da Conferência de Juventude do Distrito Federal aconteceu dia 16 de junho de 2011, no Palácio do Buriti. As Etapas Preparatórias Regionais e Temáticas aconteceram desde então em todas as regiões do DF. Na oportunidade, os jovens apresentaram ideias, propostas e projetos que serão abertos para votação na Conferência.O objetivo principal é estimular a discussão da temática juvenil pela sociedade, além de contar com a participação de parlamentares, secretários de estado, autoridades locais, entre outros agentes públicos.

A Conferência de Juventude acontece em todo o país, onde cada região vota propostas voltadas às suas necessidades. Após a votação, as propostas serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Juventude, que será realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, em Brasília. A Conferência Nacional será norteada por três temas principais: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.
 

PROGRAMAÇÃO

Dia 4 (sexta-feira)

9h às 13h - Credenciamento;
9h30 - Ato de Abertura;
10h30 - Mesa de debate;
12h – Almoço;
14h - Grupos de Trabalho;
16h - Pausa para café;
16h30 - Grupos de Trabalho;
18h – Encerramento;
A partir das 18h30 - Programação Cultural.


Dia 5 (sábado)

9h às 12h - Credenciamento;
9h30 - Eleição de propostas prioritárias;
12h – Almoço;
14h - Eleição dos delegados(as) à Conferência Nacional;
16h – Encerramento;
A partir das 17h - Programação Cultural.


UBES-DF presente!!

"39° Congresso da UBES, rumo às Etapas Estaduais"


39° Congresso da UBES, rumo às Etapas Estaduais

Publicado: 01/11/2011 por Blog da UBES em UBES

Congresso já atingiu 4,5 milhões de estudantes.Os delegados serão definidos nas próximas semanas
A Comissão Nacional de Organização e Credenciamento (CNECO) do 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) realizou na última quinta-feira (27) a sua quarta reunião. Os seus membros aprovaram a mudança do calendário de algumas etapas estaduais e publicaram também a Portaria 02, com informes a respeito dos critérios sobre o censo escolar adotados no 39º Congresso (confira todas as datas abaixo).
Há exatos trinta anos após a reconstrução da entidade, em 1981, o 39º Congresso da UBES será realizado de 01 a 04 de dezembro em São Paulo e deve reunir mais de 4 mil participantes de todas as regiões do país. Desde o início do processo eleitoral, iniciado há dois meses, 4,5 milhões de estudantes já participaram de votações em cerca de 5 mil escolas e aproximadamente 8 mil delegados foram eleitos.
“Esse é um momento decisivo para que aconteça novas e maiores mudanças na educação, em que jovens secundaristas de todo Brasil vão debater e aprovar resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade. É muito importante que todos os jovens façam parte dessa luta e soltem suas vozes”, explica Yann Evanovick, presidente da entidade.
Vale ressaltar que todos os delegados nomeados dentro das escolas vão participar da etapa estadual. Nesse momento, os estudantes têm a tarefa de eleger os representantes para o Congresso, em dezembro.

 Tocantins dá o pontapé inicial!

Nesta sexta-feira (28), cerca de 250 estudantes participam durante todo o dia, no Colégio Militar de Palmas, da primeira etapa estadual. De lá, sairão os delegados rumo a São Paulo, onde no começo de dezembro participarão do maior e principal encontro do movimento estudantil secundaristas brasileiro.
Eles é que serão os representantes do Estado do Tocantins no 39º Congresso da UBES, levando para a discussão pautas regionais e interagindo com jovens de todo o país.
■ Paraíba fara Etapa Estadual no dia 31
Um dos estados com maior mobilização estudantil, a etapa da Paraíba será realizada na próxima segunda-feira, 31, no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), às 9h. A perspectiva é a de que mais de 500 estudantes estejam presentes para debater os assuntos de interesse dos jovens secundaristas.

Confira o calendário das Etapas Estaduais

TO/Palmas – 28/11
MS/Campo Grande – 29/10
RO/Porto Velho – 29/10
PB/João Pessoa – 31/10
RR/Boa Vista – 1/11
AP/Macapá – 04/11
PE/Recife (UFPE) – 05/11
AC/Rio Branco – 5/11
MG/Juiz de Fora – 04 a 06/11
PR/Arapongas- 05 a 06/11
MT/Chapa Guimarães – 05 a 06/11
RN/Montanhas – 05 a 06/11
PI/Teresina – 05 a 06/11
AM/Manaus – 07 a 08/11
SE/Aracaju – 9/11
SC/São José (IFSC) – 11/11
MA/São Luiz – 12/11
AL/Maceió (IFAL) – 11/11
DF/Brasília – 12/11
PA/Belém (IFPA) – 12/11
RJ/Rio de Janeiro – 11 a 12/11
CE/Fortaleza – 11 e 12/11
GO/Anápolis – 14 a 15/11
RS/Canoas – 18 a 19/11
ES/Vitória (IFES) – 19 e 20/11
BA/Salvador (IFBA) – 19 e 20/11
SP/Americana – 19 a 20/11

"30 Anos de reconstrução da UBES"

30 Anos de reconstrução da UBES



Em 31 de outubro de 1981, após anos de perseguição aos estudantes, acontece no Paraná o 21° Congresso da UBES, que marca o retorno da entidade.
Desde as décadas de 30 e 40, o interesse dos estudantes em melhorias na educação já era motivo para reuniões e encontros, sejam nas praças públicas ou nos grêmios estudantis, aumentando cada vez mais a participação política nas decisões políticas do país.

          Em paralelo a essa efervescência da época, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) nasceu em 1948, quando foi realizado o primeiro congresso nacional. Desde lá, os estudantes estiveram à frente das principais manifestações, mobilizando e reunindo diferentes setores da sociedade. Para se ter uma ideia, em 1950, esses jovens já faziam reivindicações contra o aumento do transporte público e a favor do Passe Livre Estudantil; saíam pelas ruas liderando passeatas, parando cidades – como foi o caso do Rio de Janeiro que ficou paralisada dois dias em 1956 com a “Revolta dos Bondes”.
          Não demorou muito e os militares que entraram no poder em 1964 começaram a perseguir e prender os líderes estudantis; na época, qualquer tipo de ajuntamento era risco sob a vista dos militares. A juventude estava sob revolta diante da brutalidade da polícia. Em dezembro, a ditadura escancarada: foi instaurado o Ato Institucional Nº5. A partir daí, qualquer tipo de reunião, movimento artístico ou manifestação de opiniões estavam expressamente proibidos. A juventude começava a se organizar clandestinamente e a rebeldia eminente fortalecia a chama.
           Foi assim que, em 1977, a UBES começou o processo de reorganização do movimento com a convocação de um congresso contra a ilegalidade. Em Curitiba-PR, no ano de 1981, estudantes de todo Brasil se reuniram em um galpão para a consolidação da entidade. A cavalaria invadiu o congresso, prendeu estudantes, mas a garra e a experiência continuou intacta para seguir a luta.
           A população em massa, organizada nos movimentos sociais, unificou-se em oposição aos militares na campanha “Diretas Já”, que teve participação expressiva da UBES. Apesar das mobilizações, a emenda não foi aprovada. Mas não teve jeito, a pressão do povo foi mais forte, a ditadura teve seu fim marcado pela eleição indireta que elegeu o presidente Tancredo Neves.
           As principais cidades presenciaram dezenas de passeatas que reafirmaram a volta dos estudantes na vida política da nossa nação. As conquistas foram se multiplicando, como a aprovação do passe livre no Rio de Janeiro e da meia-entrada nos cinemas e teatros em diversas capitais do Brasil, o impeachment do presidente Collor, o enfrentamento da Era FHC e tantas outras lutas que seguiram.
           Os estudantes foram (e são) portadores de importantes mudanças sociais, representando hoje a sociedade civil. O que era para ser o fim se tornou o recomeço, servindo para fortalecer as bandeiras da entidade.
           Foi com muita raça e amor pelo Brasil que a UBES se reergueu, e vem há 30 anos depois de sua reconstrução pautando as políticas educacionais do país, defendendo uma educação de qualidade, desenvolvimento e soberania nacional.
           Hoje a entidade tem muito o que comemorar: a conquista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), inclusão de Sociologia e Filosofia na grade curricular das escolas públicas e privadas, o voto aos 16 anos (Se Liga 16), participação no Conselho Nacional de Juventude (CONJUV) e na Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).
          A luta continua, agora pelo investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação, quebra do veto presidencial ao projeto de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação, projeto nacional de Passe-Livre, reserva de vagas para estudantes de escolas públicas para universidades públicas, ampliação do ensino técnico, currículo que corresponda as necessidades atuais da juventude, integração latino-americana e combate ao imperialismo.


No ano em que a entidade completa 30 anos de reconstrução, acontecerá o maior congresso da história do movimento secundarista.

          O 39º Congresso da UBES será realizado de 01 a 04 de dezembro em São Paulo e deve reunir mais de 4 mil participantes de todas as regiões do país. Desde o início do processo eleitoral, iniciado há dois meses, 4,5 milhões de estudantes já participaram de votações em cerca de 5 mil escolas e aproximadamente 8 mil delegados foram eleitos.
           Marcando a realização do 39° CONUBES, a entidade, junto à União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lança o abaixo-assinado em defesa de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, que promete bater a marca de 1 milhão de apoiadores de uma das maiores campanhas em defesa da educação já promovida no Brasil.
           Existem diversas formas de contribuir, participar e ajudar as entidades estudantis na aprovação dos 10% do PIB e 50% do Pré-sal para a educação, uma campanha que poderá mudar a cara do Brasil no próximos anos.
           A primeira forma é simples. Basta acessar o site Petição Pública, preencher o formulário e automaticamente você terá aderido à campanha da UNE, UBES e ANPG em defesa da educação. Para ajudar ainda mais, o internauta pode também divulgar o abaixo-assinado para o seus contatos de e-mail. O próprio site Petição Pública lhe oferece essa opção.

           Outra contribuição essencial e importante é usar as redes sociais como forma de divulgar a campanha.
           A página da UNE no Facebook criou um evento e pelo Twitter está sendo utilizada a hashtag #educação10.