terça-feira, 17 de maio de 2011

"Ensino Médio"


No Gama, mil estudantes nas ruas exigem melhores condições nas escolas

No dia 06 de maio de 2011 aconteceu um ato chamado pela comissão Pró-UMES do Gama-DF que teve a presença dos Grêmios do CEF 02, CG e CEM 02, oposição do Grêmio do CEM 03, comissão pró-grêmio do CED 06 e CEF 01. A manifestação contou com a presença de 1000 estudantes gritando palavras de ordem e mostrando suas indignações.

Os estudantes saíram de suas escolas, se encontraram na Administração da cidade e foram para DRE (Diretoria Regional de Ensino). Foi formada uma comissão de três representantes de cada escola para falar com o diretor da DRE, José Antônio.
Os estudantes relataram os problemas de suas escolas e entregaram uma carta dos estudantes do Gama onde exigem que suas reivindicações fossem atendidas urgentemente!  O diretor José Antônio disse que estava ciente dos problemas e já está tomando providências para que sejam resolvidos, mas com 100 dias de governo, não houve melhorias nas escolas e não vimos o governo tratando a educação como prioridade, como prometeu que seria. 
Os estudantes estabeleceram um prazo, dia 6 de junho, para qua as reivindicações mais urgenciais sejam atendidas: reconstrução do muro do CEM 01, reforma no banheiro masculino do CEF 02, acesso á quadra no CEM 03, reparação de ventiladores e a chamada de professores.
O Diretor da DRE falou em limpeza e em pouda de gramas, desviando do foco das reivindicações urgenciais. Não colocamos limpeza das escolas como reivindicação inicial, a questão da limpeza foi uma observação por parte da DRE!
Uma nova reunião está marcada para dia 07 de junho.

O Grêmio do CEM 03 que tem como entidade de representação a UMESB - que é uma entidade ilegítima, pois não faz congressos para eleger suas diretorias e só existe para fazer carteirinhas nos colégios e festas de formaturas - compareceu ao ato querendo colocar faixas da UMESB como linha de frente, depois de dificultar a mobilização dos estudantes pelo grupo de oposição, alguns estudantes protestaram contra isso, pois o Grêmio sempre foi contra manifestações e nada faz pelos estudantes. E decidiram que o grupo de oposição do Grêmio iria representá-los na comissão para a reunião na DRE.
Precisamos de uma entidade de luta que represente os estudantes verdadeiramente, conquistando nas ruas os direitos de cada um. Criando a UMES-GAMA para reconhecer como entidade dos estudantes e não a UMESB que não faz nada pelos estudantes e não reconhecem a UBES como entidade máxima de representação em nível nacional. A UBES tem um vasto histórico de lutas e é preciso recuperar esse caráter na entidade. E conquistaremos isso com os estudantes na rua!
Natália Botelho, estudante do CEM 02 Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!