terça-feira, 29 de novembro de 2011

"Brasília:Universíade de Verão 2017"

Brasília é candidata à cidade-sede da Universíade de Verão 2017


O resultado será divulgado nesta terça-feira (29), em Bruxelas na Bélgica
O Comitê Executivo da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) irá eleger, nesta terça-feira (29) em Bruxelas na Bélgica, a sede da Universíade de Verão em 2017 e o Brasil está em busca do direito de sediar mais uma vez este grande evento esportivo considerado a segunda maior competição poliesportiva do mundo, ficando atrás somente dos Jogos Olímpicos. 
A cada dois anos milhares de atletas universitários de todo mundo, com idade entre 18 e 28 anos, reúnem-se para as disputas da Universiade, a principal competição internacional da categoria promovida pela Federação Universitária de Esporte Universitário (FISU). 
A primeira e única edição da Universíade no Brasil e na América do Sul foi realizada em Porto Alegre, em 1963. Desta vez é a cidade de Brasília (DF), capital federal do Brasil, que está no páreo para tornar-se, também, a capital do esporte universitário mundial, concorrendo com Taipei (Taiwan) pelo direito de realizar o evento que reúne, a cada dois anos, milhares de jovens atletas e futuros campeões olímpicos de todo o mundo. 
A comitiva brasileira, composta por autoridades do governo do Distrito Federal, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, do governo federal e da Universidade de Brasília já estão em Bruxelas para votação da cidade sede da Universíade 2017. Vídeos destacando o projeto e o dossiê da candidatura de Brasília 2017 e os pontos turísticos, as belezas naturais e culturais do Brasil e da Capital Federal ilustram o estande oficial da candidatura.
Brasília: Capital do Esporte Universitário

De acordo com o projeto de candidatura, a Universíade 2017 em Brasília será realizada entre os dias 12 e 26 de julho de 2017. O Estádio Nacional está previsto como palco das cerimônias de abertura e encerramento. Além das catorze modalidades obrigatórias no programa da FISU (Atletismo, Basquete, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Polo Aquático, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa e Vôlei), o Brasil vai incluir mais cinco esportes opcionais: Futebol de Areia, Futsal, Triatlo, Vela e Vôlei de Praia.
Outra novidade da Universíade 2017 em Brasília será a introdução, pela primeira vez, de disputas para-desportivas. Os para-atletas universitários irão competir em duas modalidades: atletismo e natação. 

Brasil Brilha na China

O Brasil retornou da Universiade 2011, em Shenzhen (China), com um novo recorde de medalhas. A delegação brasileira conquistou 18 medalhas na 26ª Universiade de Verão: duas de ouro, quatro de prata e doze de bronze.Além da marca inédita em número de pódios, o país também celebrou a 12ª posição no quadro de medalhas (contagem de medalhas de ouro), a melhor campanha do esporte universitário do Brasil na competição. 
Confira imagens da delegação brasileira na Universíade 2011 em Shenzhen(China):

Fonte: UNE