segunda-feira, 13 de junho de 2011

"Movimento"

9 de junho de 2011
Estudantes de Natal (RN) ocupam a Câmara e protagonizam movimento #foramicarla


Ocupação começou na última terça-feira e não tem previsão para terminar. Acompanhe ao vivo aqui
Cerca de 100 estudantes ocupam a Câmara de Natal no movimento #foramicarla desde as 11h da manhã da última terça-feira (7/06). Os manifestantes reivindicam o impeachment da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que hoje tem mais de 82% de reprovação pela população. A prefeita está sob investigação da Comissão Especial de Inquérito por conta dos contratos de aluguéis da prefeitura de Natal.
Segundo a organização, a manifestação tem caráter horizontal, ou seja, reúne diferentes correntes de pensamentos e linhas políticas, mas está bastante centrada na participação do movimento estudantil das universidades e de membros dos seus Centros Acadêmicos. “Amplas parcelas da sociedade e as entidades estudantis como a UNE e UBES apóiam o ato e tem como principal objetivo apresentar a insatisfação da sociedade com a gestão municipal”, disse o estudante de Direito da FARN e Vice-Presidente Regional da UNE, Ramon Alves.
“Temos conseguido construir um movimento bem unificado e estamos nos mantendo a partir da solidariedade de sindicatos e da colaboração de pessoas das universidades”, explica a estudante Melayne Macedo, coordenadora do DCE da UFRN. O estudante de gestão pública da Facex, Wesley Lima, conhecido como Geléia, está presente na ocupação desde o seu início e concorda com Melayne: “Todos estamos aqui abraçando uma mesma causa: o #foramicarla. A população não aguenta mais”.
Os manifestantes já conseguiram algumas vitórias com a ocupação. Na noite de ontem (8/06), o presidente da Câmara de Natal, o vereador Edivan Martins, se reuniu com todos os ocupantes para uma conversa, a partir da qual duas grandes vitórias foram conquistadas: foi marcada para o dia 14 de junho uma audiência pública para discutir o Impeachment da prefeita Micarla de Sousa, e um dos membros da Comissão Especial de Inquérito será substituído por alguém da oposição. (Leia a carta redigida pela organização da manifestação aqui)
Um ponto que chama a atenção nesse movimento é o seu caráter espontâneo. A organização foi predominantemente feita por meio da comunicação em redes sociais como o Twitter e o Facebook. Os manifestantes estão utilizando ativamente esses canais de mídia. “Precisamos utilizar esse recurso, pois estamos levando um golpe da mídia oligárquica do estado”, reclama Melayne. Nessa direção, os estudantes instalaram uma TwitterCam, a partir da qual a ocupação está sendo transmitida em tempo real. (Você pode acessar aqui)  
Não há previsão para que a ocupação acabe. Para hoje, os estudantes organizam uma passeata, marcada para as 18h, que sairá do MidwayMall, um shopping da cidade, até a Câmara de Natal. Sobre a manifestação, Ramon Alves faz um alerta: “Embora o movimento seja #foramicarla, o fora alguém pode representar a chegada de alguém pior. Mais do que discutir a saída de uma pessoa, é preciso discutir formas que a sociedade possa participar e intervir na vida política. Construir ações de atuação na política de Natal e do Rio Grande do Norte. Queremos garantir e fortalecer a mobilização da juventude e apresentar propostas para que possamos entrar numa nova etapa. Esse movimento pode representar uma chegada e entrada numa nova etapa”, avalia.
Da Redação / Foto: Elpídio Júnior para o site nominuto.com