segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"LGBT e Sexualidade do 13º CONEG"


Confira as resoluções dos grupos de debate LGBT e Sexualidade do 13º CONEG

Publicado: 02/09/2011 por Blog da UBES em UBES
Em cada tema, os secundaristas se reuniram em salas de aula da EPES para discutir e pensar os diferentes assuntos que AS SECUNDAS defendem e que serão encaminhadas para UBES.  As propostas feitas por esses Grupos de Discussão (GD) são encaminhadas à UBES após debate e resultado de votação unânime. Confira algumas:
>> Sexualidade, o grupo reuniu diversos depoimentos de secundaristas para introduzir o debate conforme conta Larissa Gome, 2ª vice-presidente da UBES. Ela, quem coordenou o grupo, afirma que o tema central foi a questão do  ABORTO e chegaram a importantes  propostas encaminhadas:
* A UBES irá incorporar uma campanha a favor da legalização do aborto, em determinados casos;
*O próximo Encontro de Mulheres Estudantes (EME) da UBES será organizado apenas por mulheres;
* Os próximos EMES (que é nacional) terão etapas estaduais organizadas pelas entidades dos estados, serão os PRÉ-EME;
* Todos os fóruns da UBES sobre debate de gênero terá participação dos secundaristas, dando espaço para contribuição masculina;
* As entidades filiadas da UBES terão diretoria de mulheres que serão formadas diretoras dentro do espaço do EME.
>>LGBT, coordenada pela Érika Benemond, diretora de Políticas Pública para Juventude (PPJ), colocou em pauta o motivo do machismo e da homofobia caminharem juntos, considerando que um é conseqüência do outro. As secundaristas aproveitaram o espaço para expor as dificuldade que lésbicas e bissexuais secundaristas enfrentam nas escolas, por falta de preparação do corpo docente muitas vezes.
Entre as principais resoluções estão:
*Proposta de criar uma possível diretoria LGBT;
*Proposta de criar um 1º encontro LGBT;
* Instituir cadeiras nas entidades para LGBT;
*Caravanas da UBES, encaminhadas pelas entidades credenciadas para promover seminários sobre assuntos de interesse social do público LGBT, formando e preparar o corpo docente e discente das escolas.
Segundo Érika, o resultado das opiniões na votação foi unânime, e que como os travestis e trangêneros não participaram, hoje (02) será realizado mais um GD LGBT, na expectativa de que sejam unidas todas as resoluções do grupo de forma democrática.
Palavras de força como “Sou homossexual e sou igual a você” e “Achamos verdadeira toda forma de amar” se ouviu do grupo que estendeu o tempo de seu debate sem a mínima pretensão de acabar, tamanha sensibilidade e interesse das secundaristas no assunto.
Até Lara Curcio, diretora do meio ambiente da UBES teve sua participação, e declarou: “Os direitos humanos são os direitos das mulheres e os direitos da mulheres são direitos humanos”
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!