Confira as resoluções dos grupos de debate LGBT e Sexualidade do 13º CONEG
Publicado: 02/09/2011 por Blog da UBES em UBES
Em cada tema, os secundaristas se reuniram em salas de aula da EPES para discutir e pensar os diferentes assuntos que AS SECUNDAS defendem e que serão encaminhadas para UBES. As propostas feitas por esses Grupos de Discussão (GD) são encaminhadas à UBES após debate e resultado de votação unânime. Confira algumas:
>> Sexualidade, o grupo reuniu diversos depoimentos de secundaristas para introduzir o debate conforme conta Larissa Gome, 2ª vice-presidente da UBES. Ela, quem coordenou o grupo, afirma que o tema central foi a questão do ABORTO e chegaram a importantes propostas encaminhadas:
* A UBES irá incorporar uma campanha a favor da legalização do aborto, em determinados casos;
*O próximo Encontro de Mulheres Estudantes (EME) da UBES será organizado apenas por mulheres;
* Os próximos EMES (que é nacional) terão etapas estaduais organizadas pelas entidades dos estados, serão os PRÉ-EME;
* Todos os fóruns da UBES sobre debate de gênero terá participação dos secundaristas, dando espaço para contribuição masculina;
* As entidades filiadas da UBES terão diretoria de mulheres que serão formadas diretoras dentro do espaço do EME.
>>LGBT, coordenada pela Érika Benemond, diretora de Políticas Pública para Juventude (PPJ), colocou em pauta o motivo do machismo e da homofobia caminharem juntos, considerando que um é conseqüência do outro. As secundaristas aproveitaram o espaço para expor as dificuldade que lésbicas e bissexuais secundaristas enfrentam nas escolas, por falta de preparação do corpo docente muitas vezes.
Entre as principais resoluções estão:
*Proposta de criar uma possível diretoria LGBT;
*Proposta de criar um 1º encontro LGBT;
* Instituir cadeiras nas entidades para LGBT;
*Caravanas da UBES, encaminhadas pelas entidades credenciadas para promover seminários sobre assuntos de interesse social do público LGBT, formando e preparar o corpo docente e discente das escolas.
Até Lara Curcio, diretora do meio ambiente da UBES teve sua participação, e declarou: “Os direitos humanos são os direitos das mulheres e os direitos da mulheres são direitos humanos”
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diz aí!