sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"PNE 2011-2020"


Deputados e estudantes defendem 10% do PIB para a educação

Publicado: 12/08/2011 por Blog da UBES em UBES
Apesar da proposta do governo, a UBES acredita que esse é o momento: EDUCAÇÃO TEM QUE SER 10!
Deputados, estudantes e especialistas defenderam nesta semana a aplicação de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação no País. Hoje, são investidos na área o equivalente a cerca de 5% do PIB. Um projeto do governo que tramita na Câmara (Plano Nacional de Educação – PL 8035/10) prevê o aumento dessas verbas para 7% até 2020.
           Deputados que defenderam a aprovação de 10% do PIB para investimentos na educação afirmam que desta maneira o desenvolvimento do país será impulsionado, como diz a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ): “Garantir 10% em um país continental como o nosso, em que 10% dos jovens acima de 15 anos ainda são analfabetos, é o mínimo”, segundo ela a atual proposta do governo é insuficiente.
            A defesa dos 10% foi feita durante debate sobre o tema promovido pela Comissão de Direitos Humanos e pela União Nacional dos Estudantes (UNE). No encontro, a nova diretoria da UNE tomou posse. O novo presidente da entidade, Daniel Iliescu, defendeu a ampliação. “Esse é o tipo de investimento mais eficaz para democratizar o País e construir uma nação realmente a serviço de sua população”, afirmou.
         O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, reafirmou a posição do governo de aumentar de 5% para 7% do PIB as verbas investidas na área. Segundo Carvalho, o governo tem clareza da importância e necessidades da educação, mas que no momento é preciso extremo cuidado com toda a questão fiscal e prudência para “não assumir compromissos que talvez não possamos cumprir”.
          A proposta do Plano Nacional de Educação (PNE) está em análise por uma comissão especial da Câmara e já recebeu quase três mil emendas. O relator da proposta, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), deverá apresentar um substitutivo ao texto no próximo mês de setembro. Segundo o presidente do colegiado, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), a proposta deverá ser votada até o final deste ano. Após essa etapa, o texto seguirá para o Plenário.
          O “momento certo” está chegando, e se você também aposta que a EDUCAÇÃO TEM QUE SER 10 marque presença no 13º CONEG da UBES em Brasília, junto com a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e mais de mil estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular defendendo essa mesma ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!