A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, entidade representativa de todos os estudantes de nível fundamental, médio e técnico está diretamente ligada as grandes conquistas e lutas do povo brasileiro, como o petróleo é nosso, a luta contra a ditadura militar, Diretas Já, o Fora Collor e,recentemente, em especial no Distrito Federal, travou uma grande batalha por mais verbas para a educação com a campanha dos 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal para a educação.
Nos primeiros 6 meses de gestão da UBES-DF, houve uma grande avanço no movimento estudantil no DF, comparada com a situação que se encontrava no ano passado, que apesar de várias conquistas do movimento estudantil (Passe Livre e Fora Arruda), estava mal organizado e com apenas 6 grêmios constituídos.
Tivemos grande êxito na passeata Nacional da Jornada de Lutas da UBES, depois estivemos presentes em espaços antes não frequentados pelo movimento estudantil, como: Audiências públicas, formulação de leis (Gestão Democrática das Escolas Públicas DF), etc.
A nossa presença nesses espaços de discussões possibilita uma melhor organização do movimento e a sonharmos com a refundação da nossa entidade estadual, perdida em 1996, tomada hoje por um grupo de empresários que não representam os estudantes e não estão na luta pelos nossos direitos, preocupados apenas com a venda de carteirinhas (UMESB).
Atos com mais de 300 estudantes da UBES-DF:
Participação no 1º Encontro Nacional de Grêmios e passeata no RJ;
Debate do PNE e do grêmio na ETB;
Marcha dos 10 mil, reivindicação de 10% do PIB, 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação e aprovação do PNE(Plano Nacional de Educação 2011-20);
Seminário Nacional da UBES sobre o Plano Nacional de Educação;
Greve total no Elefante Branco;
Marcha da Paz nas Escolas;
Audiências Públicas (Gestão Democrática nas escolas públicas do DF, Educação tem que ser 10, Universidade Distrital, Passe livre estudantil, 50 anos do Elefante Branco e CEMAB, Escolas Técnicas do DF);
Formulação da Lei da Gestão Democrática das Escolas e participação nas plenárias do Gama, Planaltina, Sobradinho e a principal no Centro de Convenções;
Debate sobre violência nas escolas públicas (Câmara Legislativa e Cil Plano Piloto);
Passeata no Gama para a cobertura de quadras e contra cortes do governo federal na educação , greve no CG e CEM 02;
Blitz no Congresso Nacional (Educação tem que ser 10);
Congresso da UNE dos dias 13 a 17 de julho em Goiânia e passeata Educação tem que ser 10 com 5 mil estudantes (20 Secundaristas da UBES-DF participaram).
Número: 24 atos
Outros Atos:
Contra a Vinda do Obama ao Brasil e as bases militares na Colômbia;
Fora Bolsonaro e todo pré-conceito(Câmara Federal);
1º Reunião de Grêmios do DF;
Debate sobre mulheres com a Secretaria de Estado de Mulheres Olgamir;
Lançamento da conferência Distrital e Nacional de Juventude;
Convenção de Solidariedade a Cuba;
Contra a não liberação de estudantes aprovados no 2ª vestibular da UnB;
Número: 8 atos
Total: 32
Próximos 6 meses:
Votação do PNE no Congresso Nacional;
Votação da Lei da Gestão Democrática das Escolas na Câmara Legislativa DF;
Mega passeata com 20 mil estudantes na esplanada dos ministérios no dia 31 de agosto;
Encontro Nacional de mulheres da UBES dia 1 setembro em Brasília;
CONEG da UBES dias 1, 2, 3 e 4 setembro em Brasília(Conselho Nacional de Entidades Gerais, que escolhe a plataforma eleitoral para o Congresso);
CONUBES(Congresso da UBES, que escolhera a nova direção da UBES, inclusive a do DF e nova plataforma de lutas);
Conferência de Educação e de mulheres do DF;
Conferência da Juventude(Distrital e Nacional);
Atividades Culturais nas escolas;
Cerca de 100 mil pessoas conheceram a UBES esse semestre. Isso se deve a grande participação dos grêmios e estudantes do DF, que se dedicaram a lutar por uma educação melhor. A UBES-DF agradece a todos que fizeram parte dessa primeira etapa de lutas e espera contar com todos(as), nesse segundo semestre que promete ser o semestre da década pela sua importância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diz aí!